terça-feira, 6 de abril de 2010

Portugal aposta todas as fichas em Cristiano Ronaldo para brilhar

O ditado “uma andorinha só não faz verão” poderia representar bem o que esperar de Portugal na Copa do Mundo da África do Sul. Porém, a andorinha em questão é Cristiano Ronaldo, o melhor jogador do mundo em 2008 e capaz de jogadas incríveis. Se o elenco português não ajuda, a esperança é toda depositada no atacante do Real Madri.

Jogadores como Deco e Simão já passaram do auge, e o centroavante Liédson, não passa de um bom jogador. Cristiano Ronaldo vai ter que se desdobrar para levar Portugal à fase seguinte do Mundial. A tarefa não será fácil, já que a seleção portuguesa terá pela frente o favorito Brasil e a Costa do Marfim de Drogba, além da fraca Coréia do Norte.

A equipe de Carlos Queiroz não empolga a torcida. O entusiasmo com a seleção portuguesa acabou após a saída de Luis Felipe Scolari, quando a equipe conquistou resultados expressivos, como o vice-campeonato da Eurocopa-2004 e a 4ª posição da Copa de 2006.

Convocação base para as Eliminatórias
Goleiros
Eduardo (Braga)
Hilário (Chelsea-ING)
Defensores
Bruno Alves (Porto)
Paulo Ferreira (Chelsea-ING)
Ricardo Carvalho (Chelsea-ING)
Rolando (Porto)
Miguel (Valencia-ESP)
Bosingwa (Chelsea-ING)
Pepe (Real Madri-ESP)
Meio-campistas
Duda (Málaga-ESP)
Pedro Mendes (Sporting)
Raul Meireles (Porto)
Tiago (Atlético de Madrid-ESP)
Deco (Chelsea-ING)
Atacantes
Cristiano Ronaldo (Real Madrid-ESP)
Liedson (Sporting)
Nani (Manchester United-ING)
Simão Sabrosa (Atlético de Madrid-ESP)
Silvestre Varela (Porto)
Hugo Almeida (Werder Bremen-ALE)

Palpite do blog – Oitavas-de-final

Craque – Cristiano Ronaldo ao que tudo indica vai ficar entre os melhores do mundo por muito tempo. Rápido, habilidoso e goleador, o português atualmente brilha no Real Madri, mas antes fez carreira de sucesso no Manchester United. Cristiano é a maior, ou única aposta portuguesa para um bom resultado na África do Sul.

3º lugar é o máximo da história portuguesa em Copas – Em 1966, Portugal estreou em Mundiais, em grande estilo. Comandada por Eusébio, a seleção portuguesa terminou a competição na 3ª posição, seu melhor resultado na história das Copas.

Depois disso, os portugueses foram eliminados na primeira fase das Copas de 1986 e 2002. Em 2006, com Felipão no comando, Portugal fez uma boa Copa, eliminando Holanda e Inglaterra, mas acabou barrada pela França na semifinal e terminou na 4ª posição após perder da Alemanha.

Como chegou - Portugal chega a sua terceira Copa do Mundo seguida, pela primeira vez na história, após eliminar a Bósnia Herzegovina na repescagem. Com duas vitórias pela contagem mínima, tanto em Lisboa quanto em Sarajevo, os lusos garantiram vaga no Mundial de 2010.

Integrante de uma chave complicada nas eliminatórias, Portugal teve em seu grupo a companhia de Dinamarca, Suécia e da menos amedrontadora Hungria. A derrota para os dinamarqueses, na segunda rodada, ligou um sinal de alerta na equipe de Carlos Queiroz, que ainda empataria por três rodadas seguidas, sem marcar nem sofrer nenhum gol.

Com o início irregular, a única forma seria conquistar vitórias fora de casa, conseguidas contra Albânia e Hungria, além de um empate heróico contra a Dinamarca, em Copenhague, com Liédson marcando o tento igualador a quatro minutos do fim. Áquela altura, uma derrota eliminaria os portugueses, mesmo com três partidas a jogar.

Simão Sabrosa, que atua no Atlético de Madrid, foi o artilheiro lusitano na campanha rumo à África, marcando quatro gols. Cristiano Ronaldo, eleito o melhor jogador do mundo em 2008, e principal astro da equipe portuguesa, não marcou nenhum gol nas eliminatórias.

Zona Europeia - Grupo 1

Malta 0 x 4 Portugal
Said 26 contra, Hugo Almeida 61, Simão Sabrosa 72, Nani 78

Portugal 2 x 3 Dinamarca
Nani 42, Deco 86 pen (P), Bendtner 83, Poulsen 88, Daniel Jensen 90 (D)

Suécia 0 x 0 Portugal

Portugal 0 x 0 Albânia

Portugal 0 x 0 Suécia

Albânia 1 x 2 Portugal
Bogdani 29 (A), Hugo Almeida 28, Bruno Alves 90 (P)

Dinamarca 1 x 1 Portugal
Bendtner 43 (D), Liédson 86 (P)

Hungria 0 x 1 Portugal
Pepe 10

Portugal 3 x 0 Hungria
Simão Sabrosa 18, 79, Liédson 74

Portugal 4 x 0 Malta
Nani 14, Simão Sabrosa 45, Miguel Veloso 52, Edinho 90

Repescagem

Portugal 1 x 0 Bósnia Herzegovina
Bruno Alves 31

Bósnia Herzegovina 0 x 1 Portugal
Raul Meireles 56

0 comentários:

Postar um comentário