quinta-feira, 29 de abril de 2010

Craques da Copa - Franck Ribéry

Principal destaque da França nos últimos anos, Franck Ribéry chega à Copa do Mundo de 2010 sedento para firmar-se como uma das maiores estrelas do futebol mundial. Após a boa impressão deixada na Copa de 2006, quando foi convocado como surpresa e tornou-se titular da equipe, Ribéry deve ser o maestro de uma França cansada, porém sempre favorita pela experiência e tradição.

Com poucos dias para o início do Mundial, Ribéry foi manchete nos jornais de todo o mundo, sob acusação de envolvimento com prostitutas francesas menores de idade, junto com o companheiro de seleção Sidney Govou, em uma boate adulta nos arredores de Paris.

Ribéry iniciou sua carreira no Boulogne, equipe de sua terra natal na França, e após passagens por Lille, Metz e Galatasaray, despontou para o futebol mundial quando atuou, com destaque, pelo Olympique de Marselha. Suas boas atuações pelos marselheses chamaram a atenção das outras grandes equipes europeias, e logo após a Copa de 2006 foi contratado pelo Bayern de Munique, por cerca de 30 milhões de euros.

Em sua primeira temporada no clube alemão, Ribéry comandou a equipe nas conquistas da Bundesliga e da Copa da Liga Alemã, entusiasmando todos os bávaros, inclusive com Franz Beckenbauer dizendo que sua contratação era como ter ganhado na loteria.

Nas temporadas seguintes, suas atuações permaneceram em alto nível, porém especulações sobre a renovação de seu contrato ou transferência para outra equipe, fizeram com que o amor entre Ribéry e Bayern entrasse em crise. Comenta-se que Real Madrid e Chelsea tenham interesse na sua contratação.

Ribéry tem o apelido de "Cicatriz", devido às marcas em seu rosto, ocasionados por um acidente sofrido com sua família quando tinha apenas dois anos. O carro que o pai do jogador dirigia foi atingido por um caminhão, e após vários ferimentos no rosto, Ribéry teve de passar por inúmeras intervenções cirúrgicas.

0 comentários:

Postar um comentário