segunda-feira, 5 de abril de 2010

Após fiasco em 2006, Brasil usa regularidade em busca do hexa

Sempre favorita em todas as competições que disputa, a Seleção Brasileira coloca à prova quatro anos de campanha quase perfeita, desde que Dunga assumiu o comando. O treinador conseguiu definir um grupo de trabalho, ganhou títulos e deu padrão de jogo ao time, independente da preferência da opinião pública.

Dunga assumiu uma seleção desacreditada, após o fiasco na Copa do Mundo de 2006 e barrou alguns medalhões, como Ronaldo. Logo no início, colocou Ronaldinho e Kaká no banco, mostrando que todos teriam que jogar bem para figurar no time titular. Com isso, Robinho, até então reserva de Parreira, assumiu a posição de principal jogador da equipe.

Nomes como Júlio César, Maicon, Elano e Luis Fabiano, passaram a ganhar a confiança de Dunga e hoje são nomes certos no grupo, assim como a dupla de zaga formada por Lúcio e Juan. A Seleção Brasileira joga um futebol extremamente eficiente, principalmente nos contra-ataques, como ficou nítido em vários jogos nas campanhas vitoriosas das Eliminatórias, Copa América e Copa das Confederações.

A escalação que deve iniciar a Copa do Mundo, contra a Coréia do Norte deve ter: Júlio César, Maicon, Lúcio, Juan e Michel Bastos; Gilberto Silva, Felipe Melo, Elano e Kaká; Robinho e Luis Fabiano. Claro que pode ter mudança, como a improvisação de Daniel Alves no lugar de Elano, ou algum problema de contusão. Mas essa é a seleção que vai buscar o sexto caneco mundial.

Mesmo com um grupo considerado difícil, com Costa do Marfim e Portugal, além dos norte-coreanos, o Brasil deve passar sem maiores sustos na primeira posição. Com isso, deve encarar o Chile, seu tradicional freguês, nas oitavas-de-final e abrir caminho para o título.

Ronaldinho fora e clamor por promessas santistas – Mesmo com todos os méritos, sobram espaços para contestações. O elenco não conta com opções no banco capaz de somar habilidade ao time.

Dunga tem suas convicções e é muito fiel a quem esteve do seu lado nos momentos mais difíceis. Com isso, Ronaldinho, que não foi bem nas Olimpíadas e negou fogo em alguns jogos do Milan, perdeu espaço. Além disso, o surgimento de Neymar e Paulo Henrique, do Santos fez com que as pessoas pedissem a convocação da dupla.

Provável lista para a Copa do Mundo
Goleiros

Júlio César (Inter de Milão-ITA)
Doni (Roma-ITA)
Victor (Grêmio)
Defensores
Lúcio (Inter de Milão-ITA)
Juan (Roma-ITA)
Luisão (Benfica-POR)
Thiago Silva (Milan-ITA)
Maicon (Inter de Milão-ITA)
Daniel Alves (Barcelona-ESP)
Michel Bastos (Lyon-FRA)
Gilberto (Cruzeiro)
Meio-campistas
Gilberto Silva (Panathinaikos-GRE)
Felipe Melo (Juventus-ITA)
Josué (Wolfsburg-ALE)
Ramires (Benfica-POR)
Kleberson (Flamengo)
Júlio Baptista (Roma-ITA)
Elano (Galatasaray-TUR)
Kaká (Real Madri-ESP)
Atacantes
Robinho (Santos)
Luis Fabiano (Sevilla-ESP)
Adriano (Flamengo)
Nilmar (Villarreal-ESP)

Palpite do blog – Campeã

Craque – Com surgimento meteórico no São Paulo em 2001, Kaká não demorou a ser negociado com o Milan da Itália, onde se tornou destaque mundial. Gols, títulos e bom futebol, alavancaram o meia ao patamar de uma das estrelas do futebol mundial. Com arrancadas fulminantes, Kaká é quase imparável quando está em boa forma. Em 2007 Kaká foi eleito o melhor jogador do mundo e no ano passado foi negociado com o Real Madri.

Cinco títulos mundiais e muitas histórias – Brasil e Copa do Mundo são sinônimos no futebol. Único país a disputar todas as edições de Mundiais, o Brasil ganhou cinco vezes (1958, 1962, 1970, 1994 e 2002), além de dois vice-campeonatos (1950 e 1998).

O Brasil só começou a se destacar em Mundiais a partir de 1938. Nas duas Copas anteriores, a equipe não passou do primeiro jogo. Em 38, conseguiu chegar ao terceiro lugar, após perder para a campeã Itália. Leônidas foi o primeiro artilheiro brasileiro em Copas. Após um hiato graças à 2ª Guerra Mundial, o evento voltou a ser disputado em 1950, no Brasil.

Jogando um futebol vistoso e com o apoio popular, o título brasileiro era dado como certo, ainda mais depois das goleadas por 7 x 1 na Suécia e 6 x 1 na Espanha na fase final. Porém, mesmo jogando pelo empate, a Seleção Brasileira perdeu para o Uruguai por 2 x 1 de virada e amargou o primeiro fracasso de sua história. Na Copa seguinte, os brasileiros perderam para a Hungria de Puskas nas quartas-de-final.

Em 1958 começou a saga de títulos. Com Pelé e Garrincha, o Brasil encantou o mundo e levantou o caneco após golear a Suécia por 5 x 2. Quatro anos depois, Garrincha comandou o elenco, que perdeu Pelé contundido e faturou o segundo título mundial. O “Anjo das Pernas Tortas” ainda terminou como um dos artilheiros, ao lado de Vavá.

A Copa de 1966 foi a maior decepção da história brasileira. Com dois títulos na bagagem, o Brasil era o maior favorito, mas uma péssima preparação, aliada a uma seleção envelhecida fez com que a eliminação na primeira fase fosse um alerta para os Mundiais seguintes.

Em 1970, a seleção de Pelé, Rivelino, Jairzinho, Tostão, Gerson, Clodoaldo, entre outros, garantiu o tricampeonato e até hoje é considerada a maior equipe de todos os tempos. A partir da Copa de 1974, o regulamento mudou, colocando as seleções em grupos, na segunda fase. Nas três edições seguintes, o Brasil foi eliminada na segunda fase, mesmo com seleções acima da média, como era o caso de 1982.

Em 1986, a eliminação aconteceu contra a França, nas quartas-de-final, após disputa de pênaltis, fato que se repetiu em 2006, mas após perder por 1 x 0. Em 1990, a Argentina de Maradona, foi a responsável pela tristeza brasileira, desta vez nas oitavas. Após 24 anos sem título, a seleção comandada por Romário trouxe a taça de volta ao Brasil em 1994, depois de bater a Itália nos pênaltis.

Com Ronaldo em grande fase, em 1998, o Brasil tinha tudo para garantir o penta, mas acabou sendo goleado pela França na grande final por 3 a 0. Na Copa seguinte, nova aparição na final, desta vez com melhor sorte. Com Ronaldo e Rivaldo, o Brasil venceu a Alemanha e garantiu o pentacampeonato mundial.

Como chegou - Após uma decepcionante participação na Copa do Mundo de 2006, a seleção brasileira teve alteração no comando, substituindo Carlos Alberto Parreira pelo novato Dunga.

Com a longa disputa das eliminatórias sulamericanas (exatos dois anos), o Brasil passou por momentos conturbados no início da campanha, após derrota para o Paraguai e empate com a Argentina em casa, chegando a ser vaiado pela torcida do Belo Horizonte.

Com esta partida contra os hermanos, o Brasil acordou para a competição e iniciou uma série invicta de 11 partidas, encerrada somente na penúltima rodada das eliminatórias, quando já classificada, a Seleção Brasileira foi derrotada pela Bolívia, em La Paz.

Os principais pontos positivos desta campanha foram as vitórias sobre Argentina e Uruguai, fora de casa, com atuações convincentes e placares incontestáveis. Sobre os uruguaios, a vitória por 4 a 0 decretou o fim de um tabu que durava 33 anos, sem vencer o rival em Montevidéu.

A vaga foi garantida na vitória sobre os argentinos, em Rosário, com três rodadas para o fim das eliminatórias. Luís Fabiano, com nove gols, foi o artilheiro da seleção canarinho no caminho rumo à África do Sul.

Zona Sulamericana

Colômbia 0 x 0 Brasil
Júlio César; Maicon, Lúcio, Juan, Gilberto; Mineiro, Gilberto Silva, Kaká (Afonso Alves 84), Ronaldinho Gaúcho; Robinho (Júlio Baptista 62) e Vágner Love (Josué 70). DT: Dunga.
14/10/2007, El Campín (Bogotá). Cartões: Júlio César, Lúcio, Kaká, Gilberto Silva.

Brasil 5 x 0 Equador
Vágner Love 18, Ronaldinho Gaúcho 71, Kaká 76, 84, Elano 82
Júlio César; Maicon, Lúcio, Juan, Gilberto; Mineiro, Gilberto Silva, Kaká (Diego 88), Ronaldinho Gaúcho; Robinho e Vágner Love (Elano 76). DT: Dunga.
17/10/2007, Maracanã (Rio de Janeiro).

Peru 1 x 1 Brasil
Vargas 71 (P), Kaká 40 (B)
Júlio César; Maicon, Lúcio, Juan, Gilberto; Mineiro, Gilberto Silva, Kaká, Ronaldinho Gaúcho; Robinho (Elano 73) e Vágner Love (Luís Fabiano 68). T: Dunga.
18/11/2007, Monumental (Lima). Cartão: Lúcio.

Brasil 2 x 1 Uruguai
Luís Fabiano 44, 64 (B), Abreu 8 (U).
Júlio César; Maicon (Daniel Alves 86), Alex [Chelsea], Juan, Gilberto; Mineiro, Gilberto Silva, Kaká, Ronaldinho Gaúcho (Josué 60); Robinho (Vágner Love 73) e Luís Fabiano. T: Dunga.
21/11/2007, Morumbi (São Paulo).

Paraguai 2 x 0 Brasil
Santa Cruz 26, Cabañas 49.
Júlio César; Maicon, Lúcio, Juan, Gilberto; Mineiro (Adriano 60), Gilberto Silva, Josué (Anderson 46), Diego (Júlio Baptista 69); Robinho e Luís Fabiano. T: Dunga.
15/06/2008, Defensores del Chaco (Assunção). Cartão: Juan.

Brasil 0 x 0 Argentina
Júlio César; Maicon, Lúcio, Juan, Gilberto; Mineiro, Gilberto Silva, Anderson (Diego 34 (Daniel Alves 79)), Júlio Baptista; Robinho e Adriano (Luís Fabiano). T: Dunga.
18/06/2008, Mineirão (Belo Horizonte). Cartões: Juan, Adriano.

Chile 0 x 3 Brasil
Luís Fabiano 21, 83, Robinho 44.
Júlio César; Maicon, Lúcio, Luisão, Kléber; Josué, Gilberto Silva, Diego (Elano 78), Ronaldinho Gaúcho (Juan [Flamengo] 54); Robinho e Luís Fabiano (Jô 86). T: Dunga.
07/09/2008, Nacional (Santiago). Cartões: Luisão, Diego, Gilberto Silva, Luís Fabiano. Expulsão: Kléber.

Brasil 0 x 0 Bolívia
Júlio César; Maicon, Lúcio, Luisão, Juan [Flamengo]; Josué, Lucas (Júlio Baptista 60), Diego (Elano 76), Ronaldinho Gaúcho (Nilmar 76); Robinho e Luís Fabiano. T: Dunga.
10/09/2008, Engenhão (Rio de Janeiro). Cartões: Luisão, Josué, Juan [Flamengo], Diego.

Venezuela 0 x 4 Brasil
Kaká 6, Robinho 9, 66, Adriano 19.
Júlio César; Maicon, Lúcio, Juan (Thiago Silva 46), Kléber; Josué (Mancini 78), Gilberto Silva, Elano, Kaká (Alex 71); Robinho e Adriano. T: Dunga.
12/10/2008, Pueblo Nuevo (Sán Cristóbal). Cartão: Adriano.

Brasil 0 x 0 Colômbia
Júlio César; Maicon, Lúcio, Juan (Thiago Silva 66), Kléber; Josué, Gilberto Silva, Elano (Mancini 57), Kaká; Robinho (Alexandre Pato 63) e Jô. T: Dunga.
15/10/2008, Maracanã (Rio de Janeiro).

Equador 1 x 1 Brasil
Noboa 89 (E), Júlio Baptista 72 (B).
Júlio César; Maicon (Daniel Alves 24), Lúcio, Luisão, Marcelo; Felipe Melo, Gilberto Silva, Elano (Josué 61), Ronaldinho Gaúcho (Júlio Baptista 71); Robinho e Luís Fabiano. T: Dunga.
29/03/2009, Olímpico Atahualpa (Quito). Cartões: Elano, Marcelo, Gilberto Silva, Daniel Alves.

Brasil 3 x 0 Peru
Luís Fabiano 18 pen, 27, Felipe Melo 64.
Júlio César; Daniel Alves, Lúcio, Luisão (Miranda 12), Kléber; Felipe Melo, Gilberto Silva, Elano (Ronaldinho Gaúcho 77), Kaká; Robinho (Alexandre Pato 70) e Luís Fabiano. T: Dunga.
01/04/2009, Beira Rio (Porto Alegre).

Uruguai 0 x 4 Brasil
Daniel Alves 12, Juan 36, Luís Fabiano 52, Kaká 75 pen.
Júlio César; Daniel Alves, Lúcio, Juan, Kléber; Felipe Melo, Gilberto Silva, Elano (Ramires 66), Kaká (Josué 85); Robinho (Júlio Baptista 85) e Luís Fabiano. T: Dunga.
06/06/2009, Centenário (Montevidéu). Expulsão: Luís Fabiano.

Brasil 2 x 1 Paraguai
Robinho 40, Nilmar 50 (B), Cabañas 25 (P).
Júlio César; Daniel Alves, Lúcio, Juan, Kléber; Felipe Melo, Gilberto Silva, Elano (Ramires 60), Kaká; Robinho (Kléberson 85) e Nilmar (Alexandre Pato 74). T: Dunga.
10/06/2009, Arruda (Recife). Cartões: Lúcio, Felipe Melo.

Argentina 1 x 3 Brasil
Dátolo 65 (A), Luisão 23, Luís Fabiano 30, 68 (B).
Júlio César; Maicon, Lúcio, Luisão, André Santos; Felipe Melo, Gilberto Silva, Elano (Ramires 68), Kaká; Robinho (Daniel Alves 68) e Luís Fabiano (Adriano 77). T: Dunga.
05/09/2009, Gigante de Arroyito (Rosário). Cartões: Ramires, Luisão, Lúcio, Luís Fabiano, Kaká.

Brasil 4 x 2 Chile
Nilmar 31, 74, 76, Júlio Baptista 40 (B), Suazo 45 pen, 52 (C).
Júlio César; Maicon, Miranda, Luisão, André Santos (Elano 70); Felipe Melo, Gilberto Silva, Daniel Alves, Júlio Baptista (Sandro 68); Nilmar e Adriano (Diego Tardelli 68). T: Dunga.
09/09/2009, Roberto Santos (Salvador). Expulsão: Felipe Melo.

Bolívia 2 x 1 Brasil
Olivares 10, Marcelo Moreno 32 (Bo), Nilmar 70 (Br).
Júlio César; Maicon, Miranda, Luisão, André Santos (Elano 67); Josué, Daniel Slves, Ramires, Diego Souza (Alex [Spartak] 46); Nilmar e Adriano (Diego Tardelli 46). T: Dunga.
11/10/2009, Hernando Siles (La Paz). Cartões: Josué, André Santos, Daniel Alves, Ramires.

Brasil 0 x 0 Venezuela
Júlio César; Maicon, Miranda, Luisão, Filipe (Alex [Spartak] 75); Gilberto Silva, Lucas, Ramires (Elano 77), Kaká; Nilmar e Luís Fabiano (Diego Tardelli 81). T: Dunga.
14/10/2009, Pedro Pedrossian (Campo Grande). Cartões: Luisão, Luís Fabiano. Expulsão: Miranda.

0 comentários:

Postar um comentário