quarta-feira, 17 de março de 2010

Entrosamento e tradição impulsionam Alemanha na Copa do Mundo

Muita tradição e bons jogadores entrosados são os ingredientes para a Alemanha buscar o tetracampeonato da Copa do Mundo. Os alemães nem sempre tem uma grande equipe, mas invariavelmente chegam às fases decisivas dos Mundiais. Como a equipe deste ano é boa, a Alemanha deve chegar longe novamente.

A maioria do elenco joga na Alemanha, mas existem destaques internacionais como Michael Ballack, meio-campista do Chelsea, da Inglaterra. A seleção alemã também conta com jogadores experientes em Copa do Mundo, como Klose, Podolski, Schweinsteiger, Lahm, mesclados com revelações como Ozil e Tasci, por exemplo.

A equipe de Joachim Low tem muita força ofensiva, com o quarteto Schweinsteiger, Ozil, Podolski e Klose, mas esbarra na insegurança do arqueiro René Adler. Desde que Oliver Kahn e Lehman, saíram da seleção, a Alemanha não encontrou um goleiro à altura.

O Grupo D não é dos mais fáceis do Mundial na África do Sul, mas os alemães devem passar na primeira posição, contra Sérvia, Gana e Austrália.

Convocação para o amistoso contra a Argentina
Goleiros
Rene Adler (Bayer Leverkusen)
Manuel Neuer (Schalke)
Defensores
Jerome Boateng (Hamburgo)
Arne Friedrich (Hertha Berlin)
Philipp Lahm (Bayern de Munique)
Per Mertesacker (Werder Bremen)
Marcel Schaefer (Wolfsburg)
Serdar Tasci (Stuttgart)
Meio-campistas
Michael Ballack (Chelsea)
Christian Gentner (Wolfsburg)
Thomas Hitzlsperger (Lazio)
Aaron Hunt (Werder Bremen)
Marcell Jansen (Hamburgo)
Sami Khedira (Stuttgart)
Toni Kroos (Bayer Leverkusen)
Marko Marin (Werder Bremen)
Thomas Mueller (Bayern de Munique)
Mesut Oezil (Werder Bremen)
Bastian Schweinsteiger (Bayern de Munique)
Christian Traesch (Stuttgart)
Piotr Trochowski (Hamburgo)
Atacantes
Cacau (Stuttgart)
Mario Gomez (Bayern de Munique)
Stefan Kiessling (Bayer Leverkusen)
Miroslav Klose (Bayern de Munique)
Lukas Podolski (Colônia)

Palpite do blog – Semifinal

Craque – Miroslav Klose, atacante do Bayern do Munique, impressiona pelo faro de gol. Desde a época de Kaiserslautren, Klose faz sucesso no futebol alemão. Depois de boa passagem pelo Werder Bremen, o centroavante se fixou no Bayern e hoje é uma das maiores referências do futebol alemão.

Klose tem experiência em Mundiais e pode tornar-se o maior artilheiro de todos os tempos da competição. Para isso, basta manter a média de 5 gols (alcançada em 2002 e 2006), que o alemão empata em 15 gols com Ronaldo Fenômeno, que não deve ir para a África do Sul.

Bicho-papão em Mundiais – Sete finais e três títulos mundiais. Esse é o saldo alemão em Copas do Mundo. Os títulos de 1954 e 1974 foram em cima de seleções históricas: a Hungria de Puskas e a Holanda de Cruyf, respectivamente. O terceiro título mundial, veio na Copa de 1990, contra a Argentina, seleção para qual os alemães perderam a final da Copa de 1986.

Os outros vice-campeonatos foram em 1966, em polêmico jogo contra a Inglaterra. Na prorrogação, quando o jogo estava 2 x 2, os ingleses fizeram um gol irregular, que mudou o rumo do jogo. Em 1982, perdeu a final para a Itália de Paolo Rossi e em 2002 foi vítima da Seleção Brasileira, comandada por Felipão, Ronaldo, Rivaldo e Ronaldinho.

Como chegou - Líder absoluta do Grupo 4 Europeu, a Alemanha garantiu sua vaga no Mundial da África do Sul após uma vitória diante da Rússia, em Moscou, na penúltima rodada da fase inicial. Com um gol solitário de Klose, os tricampeões mundiais asseguraram a presença em mais uma Copa do Mundo.

A forte defesa armada pelo técnico Joachim Löw sofreu apenas cinco gols em 10 jogos, sendo quatro marcados pela Finlândia , a única equipe a não perder contra os alemães. O outro tento sofrido pelos alemães foi marcado pela Rússia.

Com a base da equipe que disputou a Copa 2006 e a Euro 2008, a Alemanha foi soberana na fase de classificação, mostrando que a experiência ajuda bastante em partidas internacionais.

Miroslav Klose, artilheiro da Copa 2006, foi o melhor marcador das eliminatórias, com sete gols. Lukas Podolski ficou com a vice-artilharia, com seis gols anotados.

Zona Europeia - Grupo 4

Liechtenstein 0 x 6 Alemanha Podolski 21, 48, Rolfes 64, Schweinsteinger 65, Hitzlsperger 75, Westermann 86

Finlândia 3 x 3 Alemanha Johansson 33, Vayrynen 43, Sjolund 53 (F), Klose 38, 45, 83 (A)

Alemanha 2 x 1 Rússia Podolski 9, Ballack 28 (A), Arshavin 51 (R)

Alemanha 1 x 0 País de Gales Trochowski 72

Alemanha 4 x 0 Liechtenstein Ballack 4, Jansen 8, Schweinsteiger 47, Podolski 50

País de Gales 0 x 2 Alemanha Ballack 11, Ashley Williams 48 contra

Azerbaijão 0 x 2 Alemanha Schweinsteiger 12, Klose 54

Alemanha 4 x 0 Azerbaijão Ballack 14 pen, Klose 55, 65, Podolski 71

Rússia 0 x 1 Alemanha Klose 35

Alemanha 1 x 1 Finlândia Podolski 90 (A), Johansson 11 (F)

0 comentários:

Postar um comentário